Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa Política de Privacidade.
Agulha de Tricô
Saiba agora o que é uma agulha de tricô, quais os seus tipos, materiais e como utilizar da maneira correta. Confira!
A agulha de tricô está entre os inúmeros tipos de agulhas utilizadas no campo da costura. São diversos tipos para as mais variadas produções, sejam manuais, para máquinas, de diferentes tamanhos e numerações.
As agulhas de tricô possuem diversas especificações e usos, o que depende muito de como será utilizada e para qual fim.
Aqui, separamos algumas informações sobre as agulhas de tricô, principalmente para quem deseja conhecer um pouco mais, ou quer iniciar na arte do tricô.
O que é uma Agulha de Tricô?
Como o próprio nome diz, as agulhas de tricô são próprias para confecção de peças de tricô, sejam elas de vestuário, para acessórios, ou para demais tipo de peça, como cama, mesa e banho.
Normalmente, elas são mais longas e menos afiadas que as agulhas de costura, com a presença de uma tampa, ou uma espécie de “cabeça” na extremidade, que impedem que os pontos caiam da agulha. A outra extremidade é mais pontiaguda, com o objetivo de realizar os pontos do tricô.
Seu corpo é mais alongado, diferente das agulhas de costura, para que na própria agulha de tricô seja possível segurar uma quantidade maior de pontos durante a produção, sem deixá-los escapar, o que traz mais praticidade e conforto para a produção.
Quais são os tipos de Agulhas de Tricô?
Existem três principais tipos de agulhas de tricô e cada uma com finalidade diferente. São elas:
Agulhas de pontas duplas;
Agulhas retas;
Agulhas circulares.
Cada uma apresenta suas especificidades, suas numerações, espessuras, composições e claro, para diferentes tipos de uso e confecção.
Como são utilizadas cada tipo de Agulha de Tricô?
Por apresentar diferenças em tamanho, construção e até mesmo no modo como se deve usar, cada agulha é indicada ou usada para determinado tipo de confecção.
As agulhas de tricô retas se apresentam como finos bastões, com uma ponta e uma cabeça, são afilados e sua extensão é usada para segurar os pontos feitos. Esse tipo de agulha serve para produção de peças planas.
As agulhas de tricô circulares são duas agulhas retas, em um tamanho menor e que tem sua ligação feita através de um cabo flexível. Esse cabo geralmente é de metal ou plástico, responsável por armazenar os pontos produzidos.
São utilizadas principalmente para produção de peças em pontos circulares, como chapéus, meias e entre outros.
Ainda sobre as circulares, essas podem ser intercambiáveis, no qual o cabo pode ser desconectado das agulhas e pode ser feito a troca por outros tipos de cabo, o que aumenta as possibilidades de produção. Ou podem ser fixas, em que não é possível fazer a desconexão do cabo das agulhas.
Já em relação às de pontas duplas, essas são um tipo de agulha reta, com pontas nas duas extremidades. Diferente das outras, essas são geralmente utilizadas em um conjunto de quatro agulhas, e por suas extremidades, é possível realizar os pontos por ambos os lados.
São utilizadas principalmente para produção de peças circulares que necessitam de pontos mais fechados, como as luvas.
Quais os tipos de materiais usados nas Agulhas de Tricô?
São diversos tipos de materiais utilizados na construção das agulhas de tricô. Alguns dos mais conhecidos são:
Madeira;
Alumínio;
Plástico.
Mas também existem agulhas produzidas em outros tipos de materiais, que garantem também excelentes experiências de produção, como: fibras de carbono, aço, acrílico, latão niquelado, vidro, caseína e resina.
Quais cuidados necessários com Agulhas de Tricô?
Para garantir uma melhor duração e um excelente uso das agulhas, é indicado que faça o armazenamento delas em lugares secos, longe de umidade, água e outros tipos de produtos que possam danificar o material, principalmente para agulhas feitas de metal ou madeira.
Deve-se ter cuidado com a força exercida sobre a agulha, para que essa não perca a sua conformação reta, amasse ou quebre. Deve ainda ser guardada longe do alcance de crianças, para evitar acidentes.
Quais vantagens de cada tipo de Agulha de Tricô?
As agulhas de madeira ou bambu são ideais para quem deseja iniciar a realização e confecção de trabalhos em tricô. Elas são menos escorregadias, com um peso leve que ajuda a realizar todo o trabalho com menos dores nos dedos para iniciantes, proporcionam ainda um bom resultado final, com peças de muita qualidade.
As agulhas de metal, apesar de apresentarem maior peso, são excelentes para profissionais ou pessoas que já apresentam alguma experiência no tricotar, pois facilitam o processo de produção, com o deslizamento mais rápido e prático dos pontos em todo o corpo da agulha. É um tipo de agulha que é muito fácil de usar e é possível usar todos os tipos de fios com a mesma.
Já as de composição de plástico são as mais fáceis de serem encontradas no mercado e talvez um dos tipos mais utilizados, principalmente pelo seu preço acessível, seu peso confortável e por ser bastante resistente em relação a algumas que podem ser encontradas. São bastante flexíveis e permitem movimentos rápidos, que agilizam o processo de confecção.
As de vidro possuem um excelente deslize dos pontos também, porém são mais frágeis e escorregadias.
Como escolher a melhor Agulha de Tricô?
Algumas variáveis devem ser levadas em consideração no momento da escolha da melhor agulha para o tricô. Deve ser procurada a que encaixa melhor na mão, que não seja muito pesada e nem muito leve, de forma que ajuda a realizar um trabalho de qualidade.
Para isso, podem ser feitas algumas observações:
Tamanho da agulha para mão: não deve ser comprada agulhas pequenas demais ou que fiquem exageradamente grandes.
Material: a diferença do material traz também mais leveza ou maior peso para as agulhas, se deseja algo mais leve, deve ser optado por agulhas de plástico ou madeira, se deseja algo mais pesado, as de metal ou de vidro são excelentes.
Nível de prática: pessoas iniciantes na arte do tricô provavelmente terão mais dificuldade em agulhas de metal, por exemplo, o ideal são as mais leves, como madeira ou plástico.
Tipo de ponto: para produções que precisam de pontos mais abertos devem ser escolhidas agulhas de maior espessura e para produções que necessitam pontos mais fechados, agulhas com menor espessura.
Tipo de confecção: se for para produções planas, deve ser escolhida a agulha reta. Para produções em formatos circulares, deve-se escolher as agulhas circulares ou de pontas duplas.
Além desses pontos principais, é possível enfatizar ainda a marca das agulhas e o preço, que devem ser escolhidos cautelosamente, para não ocorrer arrependimentos, ou até mesmo problemas e frustrações durante o processo de aprendizagem ou confecção.
Onde comprar as Agulhas de Tricô ideais?
No Armarinho Ambar é possível encontrar uma grande variedade de agulhas para tricô e também para diversos outros tipos de trabalho, de diferentes marcas, estilos, modelos e materiais. Tudo isso com os melhores preços do mercado e a melhor qualidade dos produtos.
É possível ainda fazer a compra de tudo o que é necessário para a produção, desde as agulhas aos fios e linhas, em um só lugar, basta apenas conferir o catálogo, adicionar tudo na sacola e realizar o pedido para chegar no conforto de casa.
Acesse o site oficial do Armarinho Ambar e confira nossos produtos, com certeza você irá achar o que precisa para suas produções de roupas, artesanato e decoração!