Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa Política de Privacidade.
Agulhas
Conheça os principais tipos de agulha e quais suas utilidades. No Armarinho Ambar, você encontra as melhores agulhas com os melhores preços.
Agulhas e linhas são dois instrumentos cruciais para começar a atividade de costura. Para que você tenha um bom desempenho e para que também se divirta e relaxe durante as horas do ofício, é importante escolher a ferramenta correta de trabalho.
Com uma boa agulha, você poderá atuar nos mais diversos tipos de costura: de alinhavos, bordados, crochê até as peças mais complexas de vestuário ou elementos de decoração interna, como toalhas, tapetes, cortinas, capas de almofadas e etc.
O que são agulhas?
Aparato que constitui a unidade da costura, a agulha é feita de uma fina haste de metal. Com exceção das usadas para crochê, as agulhas possuem uma extremidade pontiaguda e a outra com um furo, por onde passar a linha.
Agulhas: para que servem?
Com a finalidade de unir tecidos, materiais espumosos ou sintéticos e as próprias linhas, as agulhas são o instrumento principal da costura. Fazer uma bainha em alguma roupa ou peça de decoração envolve o uso de agulhas. A fim de remendar tecidos, seja para reparar algum dano ou para empregar técnicas (a exemplo do patchwork) não se pode esquecer de tal item.
Quais os tipos de agulhas
De forma a realizar diferentes tipos de serviços, é preciso escolher a agulha ideal. Há várias espécies de agulhas, que são:
Agulha tradicionais para costura e máquina de costura
Para crochê
Para tricô
Para bordado
Para bordado ponto russo
Agulhas circulares
Acompanhe a seguir os diferentes tipos e em que são empregadas.
O que é agulha para bordar?
Similar a agulha de costura tradicional, essa é maior e mais grossa. A agulha de bordar tem um formato específico, adequado aos trabalhos delicados. É possível confeccionar peças com bordados simples, ponto-cruz, vagonite. Seu uso por profissionais da costura e artesãos é muito comum.
O que é agulha circular?
As agulhas circulares trabalham como uma opção para quem já usa as retas. Seu formato de meia-lua permite maior conforto na hora de realizar trabalhos, como o tricô. Isso porque a curvatura da agulha circular garante que o peso da peça (conforme se cria) seja melhor distribuído para os braços de quem tricotar.
Outra vantagem é que não é necessário costurar o tricô. O processo, bem mais simplificado, se dá apenas no fazer do tricô em em si e no arremate de finalização.
Esse tipo também é valioso no ganho de tempo, para que as centenas e milhares de pontos tricotados ao longo de peças maiores não caiam antes do fim do trabalho.
O que é agulha para costura?
Esse é o tipo mais comum. Existem dois tipos: para costura à mão e à máquina. No primeiro caso, a agulha é um cabo fino de metal que termina em uma ponta e começa em um orifício bem pequeno e delgado.
A agulha de máquina pode ter haste reta ou curva, mas o importante é uma de suas extremidades, que possui uma base para ser acoplada nas máquinas tanto de uso doméstico quanto fabril. A ponta afiada e o orifício vão na mesma extremidade.
O que é agulha crochê barbante?
Essa arte popularizada há mais de dois séculos na França segue valiosa e popular. Para fazer crochê você precisa apenas de um par de agulhas fiéis, paciência e imaginação.
Com a sua ponta côncava, feito um gancho, a agulha de crochê também é ideal para linhas de barbante. É preciso escolher a agulha de acordo com a intenção do trabalho. O tipo e o tamanho da agulha devem refletir de maneira direta no produto final a ser confeccionado.
Se você está ainda no início da prática, o recomendado é comprar um par de agulhas individuais. Mas, se você já faz crochê há mais tempo e inclusive produz um número maior de peças com intuito de extrair renda dessa atividade, o kit de agulhas pode ser uma ótima opção.
No caso específico dos fios de barbante, a agulha de crochê mais indicada é a de bambu. Sua estrutura permite uma “pegada” melhor e mais firme, o que permite que você crie peças mais perfeitas e elegantes. Você pode conferir uma variedade agulhas de bambu.
O que é agulha crochê linha?
No kit há variadas agulhas, que podem ser usadas para fazer diferentes pontos. Os pontos mais estreitos vêm das agulhas maiores, e os mais largos das menores.
As agulhas de crochê para linhas, cujo material é mais fino e liso do que o barbante, são as feitas de metal, alumínio ou aço, para que o material deslize com mais facilidade e você possa otimizar a sua produção. Peças de crochê mais rápidas e com estética preservada.
Quais os componentes básicos de uma agulha de costura?
Independente do tecido a ser trabalhado, conhecer a agulha usada no processo é fundamental. A agulha é a menor, porém mais valiosa parte da máquina de costura. Pode ser trocada conforme a necessidade ocorrer. Os componentes básicos da agulha de costura são:
Cabo
É a região mais grossa da agulha, que contém as informações de tamanho e tipo. Essa é a parte que se acopla à máquina de costura.
Corpo
É o “meio” da agulha. O corpo é o nome dado à parte com o maior comprimento do objeto.
Cabeça
Na cabeça existem três partes: o olho, a ponta e o chanfrado. O olho é o orifício por onde entra a linha. A ponta é o que irá perfurar o tecido, portanto é importante escolher a agulha com a ponta correta, ou o tecido da peça costurada pode sofrer danos.
Qual a agulha ideal para cada tipo de tecido?
Com a finalidade de obter a melhor costura, sem danificar o material do tecido é necessário acertar na agulha, em tipo e tamanho. Veja a seguir as mais comuns.
2045: a mais usada, empregada em tecidos de malha e lycra.
2020 - é uma agulha praticamente universal, usada em todos os tecidos, até mesmo em seda.
2011 - empregada com linha metálica
É importante lembrar sempre de trocar as agulhas na máquina. Não é o caso de somente mudar quando a agulha quebra.
Quais os tamanhos das agulhas?
Além da escolha do tipo, é preciso verificar o tamanho das agulhas, que têm como base a sua espessura milimétrica.
08, 09, 11 - comumente empregada na costura de tecidos leves. Ajuda a evitar rasgos e partes desfiadas.
14 - indicada na confecção de peças em patchwork
16,18, 21 - agulhas de “calibre” mais grosso, usadas em costura de sarja e jeans
O uso das agulhas é específico aos tecidos diversos por um motivo, isto é, para que você obtenha a costura mais precisa possível e manter ao máximo a integridade do tecido.
Como usar as agulhas?
Para as agulhas de costura à mão, é preciso apenas atentar para o encaixe do fio no olho da agulha. Já para as máquinas de costura é necessário primeiro escolher a agulha adequada e depois se certificar de que está encaixada corretamente. Antes de colocar a linha na agulha que fica no topo da máquina, tenha certeza de desligá-la.
Qual o preço das agulhas?
O preço das agulhas, seja as simples, as de máquina de costura, de tricô ou crochê pode variar de acordo com sua finalidade, tipo e tamanho. No Armarinho Ambar, os pacotes com até 20 agulhas de costura variam de 4,00 até 8,00. As agulhas de crochê vão de 8,70 até 51,60. Já as de tricô giram entre 38,40 até 67,20. Essas agulhas são feitas de metal, plástico ou bambu.
Agulhas: onde encontrar?
Já as agulhas consistem de um universo em si mesmas, fica claro que a tarefa de escolher a melhor não é exatamente fácil. Tantos tipos, tamanhos e materiais!
No Armarinho Ambar você encontra as marcas mais tradicionais e as melhores agulhas, em muitíssima variedade. Tudo em um só site, com preço justo e entregas para todo o Brasil. Não perca mais tempo e comece a sua vida na costura.