Cookies: a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte a nossa Política de Privacidade.
Lãs e Fios de Tricô Infantil
Não sabe quais lãs e fios de tricô infantil podem ser usados nas roupinhas do seu bebê? Vejam as informações que trouxemos para você!
Lãs e fios de tricô e crochê dominam o universo dos armarinhos. É impressionante a variedade de peças que se pode fazer para complementar as primeiras roupinhas infantis.
Porém, é preciso estar atento ao tipo de lã e fio que será utilizado, já que dependendo do tipo, o tecido pode esquentar muito, pinicar e incomodar bastante as crianças. Saber quais as características do produto utilizado irá garantir que a peça de roupa feita exercerá a função que se espera.
Qual tipo de lã devo usar no meu projeto de tricô ou crochê infantil?
É necessário conhecer os tipos de lãs e fios de tricô infantil. Que materiais podem ser usados, já que a pele das crianças, principalmente as mais novas, é bastante sensível. Os tipo possíveis de se utilizar são:
Lã Merino
A Lã Merino leva esse nome devido à raça de origem espanhola Merino de carneiros e ovelhas, cuja fibra é 100% pura, fina e de alta qualidade.
É um interessante item natural de confecção que após ganhar popularidade nos Estados Unidos, caiu no gosto do público brasileiro e sul americano pelas produções de mantas lindíssimas.É importante dizer também que uma vantagem da Merino é a de não cria pilling.
Por que a lã merino é tão boa?
É mais macia e fina do que as lãs comuns. Por isso, é confortável, pois o diâmetro de suas fibras é bem mínimo, de 14 a 24 mícrons, o que confere ainda resistência e capacidade para aquecer.
Cashmere
A Cashmere, casimira ou caxemira, é uma fibra também pura, que é extraída das cabras originárias do sul da Ásia.
Possui maciez que não se compara e é tão delicada a ponto de ser “irritada”, por esta razão, requer cuidados especiais, principalmente na hora de lavar. É bem quente e ideal durante o inverno.
Por que a Cashmere é especial?
Fala-se que é uma lã, mas na verdade, tem uma fibra que se assemelha ao pêlo. Fato interessante é que uma cabra adulta, pela qual se extrai a lã, produz cerca de 200g de lã ao ano. Isto é suficiente para tornar a lã cashmere um produto super valorizado e luxuoso.
Cashmere é indicada para bebês?
Opte por pecinhas de roupa que combinem a caxemira com outro material. Por ser uma fibra mais delicada, é fácil de criar pilling e pode incomodar o bebê. No entanto, veste com elegância os pequeninos e adultos também.
Fio Algodão
O algodão é extraído dos algodoeiros e possui uma variação de fios nas peças de roupa, como 100% algodão, algodão combinado com poliéster ou com lycra, e outras fibras. É um dos fios mais indicados para bebês, pois são o número um em conforto e saúde.
É macio, sem problemas com irritação da pele após ser lavado, permite que o bebê transpire ao se movimentar muito e não causa assaduras.
Fios 100% algodão são muito usados para fabricar peças de roupa de crochê duráveis, itens decorativos para o quarto do bebê ou os amigurumis, que servem para brincar e não machucam a pele da criança.
Fio Acrílico
O fio de acrílico é uma fibra sintética das mais usadas no Brasil e pode ser encontrado 100% acrílico ou como parte da composição de outros fios.
É mais fácil de encontrar e com preços mais baratos, por isso é uma ótima opção para o começo de um projeto de tricô ou crochê. Sua fibra é super versátil, então dá certo com uma variedade de roupas e itens do quarto do bebê.
O fio acrílico faz mal à pele dos bebês?
Na verdade, é um dos mais indicados para roupas infantis pois é fácil de lavar, é hipoalergênico e de longa durabilidade. Mas para bebês bem novinhos, recomendamos observar a composição e que seja combinado com fibras naturais.
Bambu
A fibra de bambu é uma fibra vegetal e pode ser encontrada nas formas natural ou semi sintética. É uma boa opção para o projeto de tricô ou crochê infantil, pois é hipoalergênico, absorve mais umidade, não deixa odor na roupinha e se adapta em tempos frios ou quentes.
Qual forma da fibra de bambu é mais indicada para bebês?
A fibra extraída de forma natural ou mecânica, resulta em fios não tão macios para confeccionar peças infantis. Já o bambu tratado com química, ou semi sintético, produz fios macios, sedosos e frescos.
Fio de Linho
O linho é um fio de fibra vegetal durável e absorvente, o que é ótimo para o tricô infantil. Ele lembra o algodão por ter menos elasticidade, então na hora de começar seu projeto faça uma amostra antes para blocar o fio até chegar na forma da roupa que deseja.
A preferência é escolher fios que combinem o linho com viscose, por exemplo, para produzir mantas. Já o linho puro, é melhor com peças para o verão.
Mohair
Originário das cabras angorá, a lã do tipo Mohair se parece com as demais lãs, porém é mais fibrosa. É um item têxtil bom para peças de inverno longas e com menos acabamentos e tranças.
Mohair é indicado para bebês?
Não use lãs que sejam 100% mohair, pois ele pode pinicar bastante a pele do bebê. Então, escolha uma mistura de mohair com acrílico ou viscose.
Lã Angorá
A lã Angorá é incrivelmente peluda, pois é extraída de espécies de coelhos angorá.
A lã Angorá é uma das fibras animais mais caras e remete a peças de luxo, o que acrescenta charme para o vestuário infantil.
Angorá é melhor do que a lã Mohair?
Sua origem é confundida com a da Mohair, mas tem características totalmente diferentes. Ela é visualmente menos volumosa, com toque super macio, não pinica e esquenta mais. Vai de gosto para gosto a preferência por essa opção.
Qual a melhor lã para bebê?
Ao iniciar seu projeto de tricô ou crochê infantil, prefira entre a lã Merino e o algodão. Estas duas são as mais confortáveis, boas de tocar e difíceis de causar alergias.
Lãs e fios para o projeto de tricô e crochê infantil precisam ser observados quanto à composição. Eles podem pinicar, ficarem muito moles após a lavagem, não durarem até certa idade do bebê, e demais fatores que vão influenciar no bem estar e conforto da criança.
Que peças posso fazer com linhas de tricô infantil?
É possível fazer peças de tricô de todo o tipo, seja para o vestuário infantil ou para a decoração. Veja algumas peças lindas com linha de tricô para bebês e crianças maiores:
Mantas;
Almofadas;
Gorrinhos;
Casaquinhos;
Sapatinhos e botas;
Bonequinhos;
Bonecos grandes para brincar (tricô gigante);
Arranjos de parede.
E muitas outras sugestões que você encontra na internet, inclusive para quem é iniciante e está sem inspiração de pôr em ação o projeto de tricô ou crochê para seu bebê ou para vender.
Qual lã usar para roupa de bebê?
Opções de lã super indicadas para roupinhas do neném:
Fio Pingouin Baby 37% viscose, 37% acrilico e 26% poliamida;
Lãs para fazer roupinhas infantis, principalmente para o recém-nascido, precisam ser naturais e com menos química possível.
Qual a melhor linha para fazer cachecol de crochê?
As linhas de crochê da marca Círculo, são ótimas de manusear e servem para produzir cachecóis finos, com cores vivas e brilhosas.
Na Armarinho Ambar, você encontra fios e linhas para crochê infantil para garantir conforto, maciez e proteção durante o inverno.
Qual a melhor linha para fazer manta de bebê?
Você pode criar formas lindas ao utilizar linhas do tipo Merino, para mantas e almofadas, por exemplo, que vão combinar muito bem com o enxoval infantil.
Mas também existe a opção do tricô gigante - ou maxi crochê - onde se utiliza linhas mais grossas, porém, macias.
Quais os TEX das linhas de bebê?
O TEX diz muito sobre o peso e textura das linhas. Veja as principais numerações:
188: Lã extra fina 40g;
200: fios de 40g a 100g;
214: Fio 100g;
300: 100g;
308: 40g.
Por via de regra, quanto maior for o número Tex, mais denso ele será, o que não implica a maciez e o toque.
O Armarinho Ambar tem lãs e fios de tricô e crochê infantil para o seu projeto de peças quentinhas ou frescas, para vestir bem o seu bebê ou garantir uma renda!